sexta-feira, 22 de julho de 2011

Alguns livros de Clarice Lispector descritos  por Beth Goulart

A atriz Beth Goulart revelou à Revista Cult quais são seus livros de Clarice Lispector preferidos. Você saberia identificá-los pela descrição que ela faz?


a)      “Fala não só sobre literatura, mas também sobre a música e a pintura. Ela faz uma trança entre essas três manifestações artísticas para falar do que inspira os artistas, sobre o que é alma humana, sobre como atingir alguma coisa inatingível e dizer o indizível. É um livro muito profundo para nós, artistas, porque ela descreve muito bem o processo da arte”.

b)      “É muito especial, primeiro porque começa com uma vírgula e termina com dois-pontos. Isso já é uma ousadia literária, pois significa que a história que vai ser contada é só um fragmento da vida daqueles dois personagens: uma mulher e um professor de filosofia. Toda a literatura de Clarice nos revela muito, fala do que vai por dentro da gente, especialmente neste livro. O professor aos poucos mostra à mulher a importância do encontro amoroso e da escolha de viver esse encontro. Pede a ela que se prepare, que tenha a certeza de que é isso mesmo que está sentindo, para poder realmente se entregar”.

c)      “Foi o primeiro livro que eu li. É um livro que fala muito do impulso criativo. Eu coloquei esta obra na peça para representar justamente esse impulso selvagem da criação. A personagem Joana é retratada desde a infância até a maturidade sempre por meio desse lado inquieto do ser, em busca de sua própria identidade e de sua visão pessoal do mundo”.

d)     “Há um encontro com algo superior a si mesmo, que muita gente chama de ‘sabedoria mística da vida’, ou seja, ela se identifica com uma barata e, para transcender a si mesma, precisaria comer o inseto. Essa é uma visão muito profunda. Realmente é um romance imperdível”.




RESPOSTAS:

a) Água viva
b) Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres
c) Perto do coração selvagem
d) A paixão segundo G.H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário