quinta-feira, 7 de abril de 2011

PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO: CELIBATO CLERICAL

 REDAÇÃO

Disserte sobre o seguinte tema:

“O celibato dos padres deveria ser abolido pela Igreja?”

“A igreja condenou seus ministros a uma irremediável solidão de alma, espécie de amputação espiritual, em que o sacerdote morre sem vivenciar os afetos mais puros e santos, os da família”.   (Alexandre Herculano; escritor português)

Você acha que os padres deveriam ter permissão para casar?
“Quem fala sobre valores familiares deveria desfrutar de um ambiente familiar para fazer jus a todas as palavras que prega”.  Brenda Nícia, PE.

“ Hoje, um padre só tem dois caminhos: ter mulheres às escondidas ou praticar o homossexualismo. Esse é o ideal que a Igreja Católica busca?”  Eloyza Reis, RN.

“ O padre é um ser humano como qualquer outro, que tem necessidades sexuais. É por causa dessa proibição arcaica da Igreja que vemos tantos casos de pedofilia e de padres que têm romances secretos”.  Joana Cláudia, SP.

“Ele dizia que era como um avô”

“Conhecia frei Luiz há três anos, quando ele foi celebrar uma missa na creche da cidade. Parecia um homem bom. Prometeu nos ajudar no que precisássemos. No dia seguinte, me pediu para passar na casa dele para apanhar os remédios que havia oferecido à minha mãe. Quando entrei, trancou a porta e mandou que eu tirasse a roupa. Fiquei com medo e respondi que não ia tirar. Ele disse que não era para eu ter medo. Continuei recusando, mas ele insistiu: ‘Se você não tirar, não lhe dou nada’. Saí correndo, assustada. Dias depois, o frei me chamou novamente para ir à casa dele buscar remédio e comida. Fui. Ele me mostrou jeans, camisas, tênis novos e disse que me dava tudo se eu tirasse a roupa. Respondi que tinha vergonha. Então, ele disse: sou como um avô para vocês’. Sou pobre, preciso de comida e roupa para viver. Por isso, obedeci. O frei me abraçou e beijou. Fiquei com nojo. Depois pediu para que eu não contasse à minha mãe, ‘pois tudo que fiz foi porque eu quis’.  Relato de jornal antigo.
A Igreja Católica, sinteticamente, dá as seguintes principais razões de ordem teológica para o celibato dos sacerdotes e religiosos de vida consagrada:
  • com o celibato os sacerdotes entregam-se de modo mais excelente a Cristo, unindo-se a Ele com o coração indiviso;
  • o conteúdo e a grandeza da sua vocação levam o sacerdote a abraçar na vida essa perfeita continência, que tem como exemplo a virgindade de Cristo;
  • o celibato facilita ao sacerdote a participação no amor de Cristo pela humanidade uma que vez que Ele não teve outro vínculo nupcial a não ser o que contraiu com a sua Igreja;
  • com o celibato os clérigos dedicam-se com maior disponibilidade ao serviço dos outros homens;
  • a pessoa e a vida do sacerdote são possessão da Igreja, que faz as vezes de Cristo, seu esposo;
  • o celibato dispõe o sacerdote pare receber e exercer com generosidade a paternidade que pertence a Cristo.                                  (Fonte: Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário