sexta-feira, 1 de abril de 2011

CONHEÇA A POESIA DE ULISSES TAVARES

CONHEÇA A POESIA DE ULISSES TAVARES

Ulisses Tavares é um de meus poetas preferidos. Veja uma pequena análise que fiz de um de seus poemas.

Seu corpo está maduro
e doce como um fruto
colhido na época certa.
seu coração está maduro
e pulsa adolescente
porque adolescente sempre
será o amor.
verde está o homem que espera,
verde de medo, verde como a
roupa de Peter Pan.
Ensina-o agora a brotar, crescer
e finalmente amadurecer
em seus braços.

Ulisses Tavares.

Este belo poema de Ulisses Tavares celebra o amor de forma concreta ao representá-lo sob a forma de um corpo convidativo ao prazer. A expressão corpo maduro” é uma metáfora que revela o quanto esse corpo está em condições de dar-se ao prazer. Ele é ainda “doce como um fruto colhido na época certa”, quer dizer, está no auge de seu viço, de seu esplendor, de seu potencial de entrega.
“Seu coração está maduro e pulsa adolescente”: a beleza do oximoro “maduro x adolescente” dá ideia de que ele traz em si o frescor da juventude e o charme da maturidade.
O homem que tem medo de entregar-se ao amor é chamado metaforicamente de “verde”. Ele está verde “como a roupa de Peter Pan”. Como o personagem citado além de vestir-se de verde é tido como um jovem imaturo, tem-se a noção do estado de hesitação desse homem que teme chegar-se ao jogo da paixão. Caberá ao “corpo maduro” ensinar esse homem a “brotar, crescer, amadurecer”, isto é, ensiná-lo a entregar-se de forma total. Uma interpretação possível para o poema é a de que esse corpo tão especial deixa de ser apenas um corpo para se tornar uma alegoria da própria rendição ao amor e ao prazer. Entregar-se a ele é, portanto, abrir todos os sentidos e sentimentos à paixão, sem pudor e sem limites.

BIOGRAFIA
Ulisses Tavares ainda não publicou em bulas de remédios e em chinês. Por enquanto. Comemora 52 anos de militância com a palavra escrita, falada, desenhada, encenada, cantada, televisionada e filmada. Mais de 112 livros publicados em todos os gêneros e assuntos. Mais de 20 milhões de exemplares vendidos. Não fosse brasileiro, estaria rico. Mas é rico de imaginação e planos. Budista, ativo ecologista e defensor dos animais. Professor, publicitário, marketeiro, jornalista, dramaturgo, compositor, roteirista, ator e sempre poeta.
Extraído de www.ulissestavares.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário