quarta-feira, 16 de março de 2011

A TÉCNICA DO RESUMO

COMO FAZER UM RESUMO?

1)      Antes de começar a resumir:

a)      Leia todo o texto para descobrir de que se trata.
b)      Releia uma ou duas vezes, grifando frases ou palavras importantes.
c)      Distinguir exemplos e detalhes das ideias principais.

1)      Ao escrever o resumo:

a)      Use suas próprias palavras.
b)      Omita as partes repetidas ou irrelevantes.
c)      Evite comentários e juízos de valor.
d)     Não acrescente ideias novas.
e)      Faça um resumo de cada parágrafo, porque cada um encerra uma ideia diferente.
f)       Coloque as ideias na mesma progressão em que apareceram no texto.
g)      Observe se o texto resumido possui estrutura coerente, isto é, se todas as partes estão encadeadas (interligadas) formando um todo.
h)     Deve ser redigido de preferência na terceira pessoa do singular, em períodos curtos e com palavras acessíveis a qualquer leitor.  

TREINANDO...
Faça um resumo do texto abaixo:

O Japão está sempre à espera de uma tragédia. Equilibrado sobre uma falha geológica que registra a mais intensa atividade vulcânica e a maior frequência de terremotos do planeta __ o chamado Anel de Fogo do Pacífico __, o arquipélago há muito se habituou a conviver com as intempéries. Além dos abalos sísmicos e das explosões, vive fustigado por tufões, furacões, tempestades. Nunca, porém, os japoneses haviam presenciado um desastre natural de tamanha intensidade como o da madrugada de sexta-feira. Às 2h46, de um ponto a 32 quilômetros de Tóquio, irrompeu um tremor de magnitude de 9,0 na escala Richter. Ao interromper o equilíbrio das águas, o deslocamento das placas tectônicas deu origem a ondas gigantes, de até 10 metros de altura e velocidade de 800 quilômetros por hora. Numa das cenas mais impressionantes registradas pela TVs, um vagalhão colossal, enegrecido pelos destroços que já carregava, avançou sobre a cidade de Sendai, a mais próxima do epicentro do terremoto, arrastando o que estava à sua frente. Carros, casa, barcos e prédios desprenderam-se do solo em frações de segundos para rodopiar no turbilhão das águas como se fossem de brinquedo. Foi o maior terremoto da história do Japão e o sétimo mais violento do mundo. Sua força foi tamanha que deslocou em 10 centímetros o eixo de rotação da Terra.

Veja, edição 2 208.


Nenhum comentário:

Postar um comentário