quinta-feira, 10 de março de 2011

REDAÇÃO: O CLICHÊ

REDAÇÃO: APRENDA O QUE É CLICHÊ

Clichê, chavão ou lugar-comum: expressão banalizada por ser muito repetida, transformando-se em unidade linguística estereotipada, de fácil emprego pelo emissor e fácil compreensão pelo receptor. Nasce como uma ideia criativa, mas ao ser repetida à exaustão, se transforma em cacoete. É verdade que sem o lugar-comum não há como operar os níveis da fala. Repudiá-lo por completo seria ansiar por uma linguagem totalmente original, que, mesmo que pudesse existir, impedira a comunicação. No entanto, um texto carregado de clichês é percebido como sinal de preguiça linguística, falta de criatividade. Exemplos de clichês:
A ferro e fogo; a sangue frio; agenda política; acalorada discussão; a torto e a direito; abraçar a causa; abrir o jogo; anos dourados; aquecer as turbinas; ajustar contas; beco sem saída; baixar a guarda; caça às bruxas; campo minado; correr por fora; caso de polícia; cantar vitória; chegar aos ouvidos; chumbo grosso; clima de festa; criar casos; cruzar os braços; curto e grosso; curvar-se ante; chuva torrencial; desatar o nó; deixar a desejar;digno de nota; estaca zero;esmagadora maioria; enfiar a faca; exame de consciência; estar a par; ensaiar passos; faca de dois gumes; golpe baixo; gol de placa; ganhar corpo; guerra de nervos; guru espiritual; gatos pingados; hora H; hora da verdade; inflação galopante; jurar de pés junto; lançar mão; lei da selva; levar a cabo; limpar o nome; lista negra; linha de frente; moeda corrente; meter medo; mentira deslavada; morrer de amores; nó na garganta; página virada; prova de fogo; pontapé inicial; pôr ordem na casa; pisar em falso; precisão cirúrgica; perda irreparável; puxar assuntos; rachar ao meio; ranger os dentes; reta final; romper barreiras; renovar as esperanças; sorte grande; saco de pancadas; sambar na avenida; segredo guardado a sete chaves; segurar o rojão; sumir do mapa; suspiro de alívio; suar a camisa; silêncio sepulcral; sob a batuta; sexto sentido; sacudir a poeira; soar alarme; tiro de misericórdia; tomar nota; toque de mestre; trazer à tona; trocar em miúdos; tudo são flores; trilhar caminhos.
O jovem é o futuro do Brasil; mãe é a rainha do lar; tudo acaba em pizza, chorar lágrimas de sangue; a natureza é sábia; o bandido é frio e calculista; entregar nas mãos de Deus;  etc.


Um comentário: