quinta-feira, 10 de março de 2011

A MÚSICA EM SALA DE AULA: SUGESTÃO DE ATIVIDADE

Trabalhar músicas em sala de aula é um ótimo exercício para trabalhar a compreensão textual, a interpretação, a sensibilidade artística e rever determinados conteúdos gramaticais. Eu elaborei uma atividade com a música CIDADÃO, cantando pelo Zé Ramalho. Vejam como ficou:

Tá vendo aquele edifício moço,
ajudei a levantar
foi um tempo de aflição
eram quatro conduções
duas pra ir, duas pra voltar
hoje depois dele pronto
olho pra cima e fico tonto
mas me vem um cidadão
e me diz desconfiado tu ta aí admirado
ou tá querendo roubar?
Meu domingo está perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber,
E pra aumentar o meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer

Tá vendo aquele colégio moço?
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem pra mim toda contente
Pai vou me matricular
Mas me diz um cidadão
Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar
Essa dor doeu mais forte
Por que que eu deixei o norte?
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava
Mais o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer

Tá vendo aquela igreja moço?
Onde o padre diz amém,
Pus o sino e o badalo,
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá sim valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar,
Foi lá que Cristo me disse,
“Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar.
Fui eu quem criou a terra,
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar.
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar”.


           TRABALHANDO COM TEXTO

  1. Quais os versos que expressam o problema urbano da insegurança pública e desconfiança nas pessoas?

  1. Em que momento o nortista sente mais dor?

  1. Por que o cidadão diz que a criança não pode estudar na escola?

  1. Qual a profissão do nortista antes de ser pedreiro? Que verso revela isso?
Cristo consola o nortista, mas faz uma crítica aos homens. De que se trata?

  1. O que poderia significar a expressão “ Hoje o homem criou asas”?
O nortista chama seus opressores de cidadãos. Isso significa que ele não sabe os nomes desses indivíduos, mas cidadãos também pode significar uma crítica presente nessa letra. Que crítica ou críticas são essas?


  1. O eu-lírico usa a linguagem das massas, do povo. Transcreva um verso que comprove essa fala.

  1. A música retrata o drama do imigrante nortista/nordestino. Quais os problemas que trabalhador braçal encontra na cidade grande?

  1. Como se classifica o temo “moço”:
a)      Sujeito   b) aposto    c) vocativo


  1. Transcreva do texto:
a)      Os pronomes:
b)      Os advérbios:

Um comentário:

  1. Gente,se publicar as respostas, os alunos saberão também e eles postam comentários maldosos quando "passam os professores para trás".

    ResponderExcluir